• home
  • sobre
  • contato
  • favoritos
  • 101 em 1001
  • 21 de abril de 2016

    Como é a faculdade de Cinema? - Com Sophia Lautert


    Olá, gente! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Vocês devem saber que eu me formei no ensino médio, no ano passado, e desde então, ainda não sei o que fazer da faculdade. Sei que é uma decisão bem difícil e às vezes meio assustadora. Então, resolvi abrir uma nova categoria aqui no blog sobre faculdade, onde eu vou entrevistar algumas meninas, sobre tal curso na faculdade. E isso tudo, é pra ajudar todos vocês, que assim como eu, não sabem o que querem. E é claro, pra quem tem alguma curiosidade sobre o curso também.

    E a primeira entrevistada, é a Sophia Lautert, do blog Esquisitices de Sophie, que eu amo e que está nos meus favoritos. A Sophia foi muito querida comigo. Pra quem não sabe, ela faz Cinema e está no terceiro semestre, e como a faculdade só tem 5 semestres, ela já está quase formada, ahahah. Fiquem de olho aí na entrevista:

     Por que você decidiu cursar Cinema? Você sempre teve certeza da sua escolha?

     Antes de descobrir o mundo mágico do audiovisual - o que aconteceu por 2009 // 2010 - eu jurava que faria moda no futuro, mas quando comecei a produzir vídeos para o youtube ( no inicio eu fazia clipes com minhas amigas haha ) percebi que era aquilo que eu realmente queria. Na época eu não fazia ideia de que existia uma faculdade de Cinema e minha única certeza era de que eu queria trabalhar com vídeo, então eu pensava em cursar Publicidade e Propaganda. Lembro que eu até fazia mapas mentais do caminho que eu tinha que percorrer para chegar ao cinema através da publicidade em algum momento da minha vida. Em 2012 eu descobri que existia sim um curso de Cinema e fiquei completamente encantada. Então era aquilo. Um ano depois eu fiz uma visita com o colégio a minha atual faculdade e foi aí que tive 100% certeza da minha escolha ( inclusive super recomendo fazer isso ) !

     Como você se preparou para o vestibular?

    No meu terceiro ano do Ensino Médio meu colégio implantou um sistema de revisão para o vestibular todas as segundas-feiras de tarde. Como eu sabia que meu curso não era muito concorrido ( até onde eu lembre era 1 pessoa e meia por vaga ) não teve stress com cursinho e acabei estudando só com a ajuda dessas aulas na escola e estudando muito sozinha em casa. Dica: o youtube é seu melhor amigo quando se estuda sozinha <3 Outra dica é fazer várias provas antigas do vestibular que você está prestando! Aí você conhece o estilo de prova que eles fazem e no dia é bem mais tranquilo e sem muitas surpresas. 

     Qual foi a sua impressão no primeiro dia de aula? E como foi?

    Foi maravilhoso! Eu não lembro de todos os detalhes, mas sei que gostei muito porque lembro de twittar a respeito haha. Na primeira semana nossos professores só falaram sobre o cronograma do semestre. Lembro que no dia que começou eu tinha cadeira de História da Arte e Montagem - duas das minhas favoritas por sinal - e que meu professor de montagem disse que teríamos uma aula só para analisar os filmes do Oscar e discutir sobre o porquê deles estarem concorrendo a melhor edição. Achei isso incrível e demorei para acreditar haha. Foi muito mágico! 


     Em sua opinião, quais as principais características que uma pessoa deve ter para cursar Cinema?

    Esquece criatividade. Esquece talento. Na faculdade de Cinema tu  p r e c i s a saber trabalhar em grupo. Além de ser um aluno interessado, essa é uma das características mais importantes. Acho que todos os cursos em geral são assim, mas no audiovisual rola uma competição muito grande entre alguns alunos. Como temos que trabalhar muito em grupo - principalmente durante os  curtas - sempre tem aquele que se acha o mais talentoso, o mais criativo, o Godard universitário etc etc e o resultado final dos projetos acaba sendo prejudicado por causa disso. O estudante de cinema precisa saber ouvir os outros colegas, afinal faculdade é ambiente de aprendizado. Eu estava lendo um livro recentemente ( Roube como um artista, super recomendo! ) em que tinha uma passagem que dizia “Se uma vez você perceber que é a pessoa mais talentosa da sala, está na hora de achar outro lugar para você” e acho que é bem por aí mesmo. Ele precisa ter muito amor pelo que está fazendo e ser dedicado, até porque - por incrível que pareça - na faculdade de cinema tem que estudar também!

     Como é o curso, em geral? (matérias, trabalhos, etc.).

    É um curso com muita pouca prova! Como o meu curso é técnico tudo acaba sendo mais prático, mas creio que isso pode variar conforme a universidade. Fazemos muitos trabalhos durante o semestre, para ter uma ideia esse semestre vou ter sete trabalhos e somente duas provas em uma das cadeiras ( e seis desses trabalhos são em grupos grandes! ). Já fizemos trabalho com um clipe do Maroon 5 substituindo a música por efeitos sonoros, já entrevistamos profissionais da área, gravamos um videoclipe…são trabalhos bem variados! Também temos uma cadeira de Laboratório onde na teoria “colocamos tudo que aprendemos nas outras cadeiras em prática”. É lá que produzidos curtas-metragens ao longo dos semestres ( e um documentário no segundo ). No final do semestre sempre tem uma sessão comentada com os filmes dos alunos.

     Você  sabe pra qual área pretende seguir?

    Eu entrei no curso achando que sabia ( no caso queria trabalhar com Direção de Arte ), então ao longo dos semestres fui me conhecendo melhor, conhecendo melhor as áreas e fui mudando. Hoje em dia eu tenho muito interesse em juntar a Moda ( minha outra paixão que cresceu muito no último ano ) com o amor pelo Cinema e trabalhar fazendo Fashion Films.

     Tem algum conselho pra quem pensa em fazer Cinema? 

    Eu acho que ela precisa pesquisar bastante. Visitar a faculdade é uma ótima ideia ( e me ajudou muito )! É importante lembrar que para trabalhar no meio audiovisual não é necessariamente exigido um certificado de graduação, ou seja, tu não precisa ser formado em cinema para trabalhar com cinema. Tem que analisar os prós e contras e pensar se aquilo é mesmo o melhor para você. A faculdade te acrescenta muito e te dá referencias nas quais talvez você nunca chegaria sozinho. Outro ponto bom é que lá tu vai conhecer pessoas do meio ( tipo seus professores !! ) e formar contatos que podem te ajudar muito no futuro. 

    E é isso! É uma entrevista bem curtinha, mas que já da pra ter alguma noção, né? Espero que tenham gostado e agradeço muito pela Sophia ter topado essa entrevista. Quem quiser saber um pouquinho mais sobre ela, aqui estão as suas redes sociais: Blog | Instagram | Youtube

    E aí, gostaram? Qual o próximo curso que vocês querem ver aqui? Vocês já sabem o que querem? Me contem, quero saber mais um pouquinho.

    Beijos! 

    16 comentários:

    1. Aaaawn que legal, eu tenho muito vontade de cursar cinema, faço Jornalismo e estou pensando até em fazer depois que me formar.

      http://rosaachiiclete.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa, que legal! Jornalismo deve ser demaisss.
        Beijos!

        Excluir
    2. Amei o post! Esse é um curso que eu descobri recentemente que existia e fiquei encantada em descobri mais sobre ele .Quando sai do ensino médio tambem me assustei com a escolha do curso , é BEM difícil escolher algo que você fara o resto da vida .. Mas graças a Deus eu acertei kkkkkkkk Boa sorte na suas escolhas , e como a sophie disse , conhecer mais sobre o curso e visitar a faculdade ajuda MUITO !
      Beijo ♥
      Blog : estacaonoventae7.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico feliz que tenha gostado, Pathy! Hahahah é bem complicado mesmo. Que bom que você acertou, hehehe.
        Beijão!

        Excluir
    3. Meu Deuss, seu post foi maravilhoso haha eu achava que cinema não era tão legal assim e é muito pelo contrário, deve ser muito legal né? principalmente aulas praticas.
      Amei o post!!

      Beijoos <3
      www.quietlypink.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, que linda! Fico muito feliz por isso. E deve ser bem legal mesmo!!! <3
        Beijão!

        Excluir
    4. Parabens,gostei da iniciativa de entrevistar pessoas de algumas areas que estão cursando na faculdade,pois alem de ajudar você,nos ajuda tm a decidir no futuro o que queremos fazer.Sou dono do Infinit-World e amei seu blog,espero que você faça uma visitinha la e deixe seu comentario,e se quiser ser afiliada tbm,estamos la te esperado ...!

      ResponderExcluir
    5. Fazer cinema é o sonho da minha vidinha porém na federal não tem :( Então vou fazer Design Visual, mas ainda acho que um dia, quando tiver dinheiro pra pagar uma particular, que são várias dilmas, vou fazer cineminha <3
      Beijo!

      Sorriso Espontâneo

      ResponderExcluir
    6. Acho incrível a faculdade de cinema, envolve muito arte e ouvir falar sobre ela já me encanta muito! Acho que você fez uma escolha linda e com o coração, e só de fazer o que se gosta você já pode estar se sentindo um pouco realizada!

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      ResponderExcluir
    7. ADOREI, achei muito interessante mostrar um curso não tão conhecido. Ainda não sei o que vou fazer, mas tá aí uma boa dica haah!

      http://goo.gl/jLVmWn

      ResponderExcluir
    8. Eu acho a Sophia demais, ela é bem diferente sei lá haha! Tenho uma amiga que está fazendo pós em cinema já que nos formamos em Produção Cênica, é uma área bem interessante. Já tive vontade de seguir esse caminho...

      http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também acho! Hahahah é uma lindinha. É? Que legal ;)
        Beijos!

        Excluir
    9. Amei o post, cinema é literalmente minha paixão, assim como séries em geral, parabéns para você porque é através de vocês, cineastras etc, que existe a sétima arte trazendo inúmeras alegrias, viagens e sonhos ao nosso dia a dia!
      Boa sorte e muiiito sucesso na sua carreira!
      bjoss
      www.gizahcastro.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou, Gisele! Fico feliz por isso. Muito sucesso na sua carreira também! ;)
        Beijos!

        Excluir
    10. O post ficou lindo!!
      Muito muito obrigada pela oportunidade <3
      Adorei fazer a entrevista!!
      bjss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sophia!!! Que bom que gostou. Muito obrigada por topar, eu que adorei <3
        Beijão!

        Excluir

    © Quebrar o Silêncio - 2016 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvimento por: Fairy Dream Design | Tecnologia do Blogger.
    imagem-logo