19 coisas que aprendi com 19 anos

20 de novembro de 2017
Foto: Brandon Woelfel
Oi, gente! Como vocês estão? Espero que todos bem, de verdade. Eu tô bem e eu sei que eu andei meio sumida, só que nesse mês teve o famoso Enem, meu aniversário, precisava atualizar algumas séries e o resto vocês vão saber no resumo do mês mesmo, hehehe. 

No último dia 13 foi o meu aniversário e eu queria trazer alguma coisa pra cá. Já vi em alguns blogs e vídeos pelo Youtube essa Tag e resolvi fazer, são basicamente tantas coisas que você aprendeu com tal idade (a que você está completando, é claro). E eu sei que faltaram mais coisas, até porque cada dia a gente aprende algo, né? Se preparem que o post tá grande, hahaha. Vem ver:



1. Você nunca está sozinho

Já falei sobre isso em um texto aqui, mas é fato. Por mais que as vezes pareça que a gente está sozinha, que não tem ninguém do nosso lado, pode acreditar que sempre vai ter alguém ali, que torce por você e vai te ajudar a passar por todas essas dificuldades. Qualquer coisa eu tô aqui, viu?


2. Só a gente sabe do tamanho da nossa dor

As dores não doem igual pra todas as pessoas. Não é por que você superou fácil que o fulano tem que fazer isso também ou se o ciclano não deu importância quando aconteceu com ele que você não pode fazer drama. Cada um aguenta um peso. E eu vou fazer uma tempestade em copo da água sim, viu @?

3. Amor próprio é tudo

Já falei alguma vezes da minha aceitação por aqui e que esse processo de amor próprio não é de um dia pro outro e sim a cada dia que passa, a cada desafio, a cada comentário. É aquele ditado, se a gente não se amar em primeiro lugar, quem vai amar? Tu é linda e nunca esquece disso. Empodere-se! 💫

4. Pra ser amigo não precisa tá grudado

Uma vez eu li que metade dessas pessoas que estão do teu lado, que vão nos roles contigo e querem saber da sua vida, são as mesmas que vão cair fora quando você precisar. E é bem assim mesmo. Não vejo os meus melhores amigos todos os dias e nem nos falamos todos os dias, mas a gente sabe que quando um precisar vai ter sempre o outro ali, seja perto ou longe. 

5. Suas notas não definem quem você é

Eu sei que muita gente fez o Enem e outros vestibulares e não foi muito bem, mas eu só queria dizer que as nossas notas não definem quem a gente é. Eu sempre tive isso bem claro e eu sei que as vezes é difícil entrar na nossa cabeça, né? Mas relaxa, você é muito mais que uma prova.

6. Tudo tem o seu tempo

Quando eu estava terminando o ensino médio não sabia o que eu queria fazer em relação a faculdade e me sentia deslocada. Tem gente que já nasce sabendo, mas tem gente, assim como eu na época, que não tem nem ideia. Cada um tem seu tempo e você não precisa sair da escola e ir direto pra faculdade, viu?

7. Amor de infância é pra vida toda

Quem me conhece, não precisa nem conhecer na verdade, já sabe que eu sou fã do RBD e eu já escutei uns comentários diretamente e indiretamente que é coisa de criança e que já passou. Sabe onde que eu tô com isso? Tô nem aí. Eu amo demais e tenho um carinho muito especial (digo o mesmo de Glee, mores). 💖


8. É importante apoiarmos umas às outras

feminismo entrou na minha vida no ano passado, mas eu descobri que sempre fui feminista. Cada dia que passa parece que a vida das mulheres fica mais difícil. Sororidade é importante. Empatia é importante. Não temos que diminuir a mana ou sair por aí falando mal do corpo dela. Nós somos irmãs e juntas somos mais fortes! 💖

9. Bons filmes/séries/livros tornam sua vida melhor

Um dia eu li uma frase mais ou menos assim e é pura verdade, né? Tem uns filmes que a gente assiste ou uns livros que a gente lê que acaba abrindo os nossos olhos para outra realidade e eu amo isso. Um livro que me marcou muito foi As Vantagens de Ser Invisível e eu não seria a mesma pessoa se não tivesse lido.



10. Quanto menos pessoas souberem, mais feliz você será

Eu sempre fui de guardar as coisas pra mim, ainda mais quando é um sonho em que a gente planejou tanto pra que se tornasse realidade. Quanto mais a gente compartilha (principalmente antes de acontecer), mais olho grande vai ter. Não sei vocês, mas eu super acredito nisso.


11. Gastar dinheiro com experiências > gastar com coisas

Eu sempre fui bem pão dura, mas uma coisa que eu sempre gostei foi ir em shows de artistas que eu curto pra caramba e peças de teatro, são momentos que ninguém apaga e que ficam pra sempre, né? Quando gasto dinheiro é com experiências que me recarreguem.

12. Não é fácil lidar com duas texturas

Já falei um pouco da minha transição capilar por aqui e eu mudei muito depois disso, não só fisicamente, mudou muito aqui dentro. Não é fácil lidar com duas texturas, mas quando a gente vê os nossos cachinhos de volta não tem preço. Transição é um tempo de mudanças e foi uma das melhores escolhas que já fiz. Recentemente, eu cortei meu cabelo e também tô aprendendo que cabelo cresce, tá difícil, mas uma hora a gente aprende.

13. Não tem problema em ser a única ovelha verde da família

Eu sempre fui um pouco fresca em relação a comida e depois que virei vegetariana parece que todos a minha volta viram fiscais da alimentação e tem muita gente, principalmente da minha família, que acha que tudo isso é frescura, mas eu prefiro chamar de amor. Fazer o que se o coração falou mais alto que o estômago, né? 

14. Algo é especial porque você faz parte disso


Você é especial e nunca deixem que te digam o contrário. Eu acredito que todos nós temos a oportunidade de brilhar nesse mundão e eu sei que tem gente que faz de tudo pra participar de algo especial, mas nunca esquece que quem é especial aqui é você. Essa foi uma frase muito marcante que a Rachel Berry falou no último episódio de Glee e que eu super me identifiquei.

Obrigada, Skam.
15. Seja gentil. Sempre 

Todo mundo que a gente conhece está passando por uma batalha e a gente precisa respeitar isso, por mais difícil que seja. A gente nunca sabe o que o outro tá passando, a gente não passa 24 horas pra saber como essa pessoa é, então é importante respeitar o espaço de cada um. Mais empatia, por favorzinho! 💖

16. Tá com medo? vai com medo mesmo

Eu nunca vou esquecer que uma vez uma professora de história comentou em um passeio, em que a gente tava andando em uma corda (aqueles esportes radicais) e foi bem tenso, que ela disse a seguinte frase: eu gosto da Amanda porque ela tem medo, mas ela vai lá e faz. Eu sei que eu andei meio perdida por um tempo e com muito medo das coisas, mas mesmo morrendo de medo a gente tem que enfrentar e passar por aquilo, por mais difícil que seja, não é?

17. É importante ter fé

Não sei pra vocês, mas pra mim a fé não tá ligada a nenhuma religião e eu só passei a dar mais valor quando passei por uns momentos difíceis, só que sempre tive muita fé de que tudo ia dar certo e ainda creio nisso. É importante acreditar. É importante ter fé e é clichêzinho, mas ela move montanhas sim.

18. O silêncio é a melhor resposta quando se ouve uma bobagem

Tem vezes que eu escuto cada besteira saindo da boca de algumas pessoas que eu me pergunto se isso é real. Eu sei que tem gente que não leva desaforo pra casa, mas a melhor coisa a se fazer é ficar com a boquinha fechada. Ouviu alguma bobagem? Entra por um ouvido e sai pelo outro e é isso aí. 

19. Não importa a idade que você tem, a carinha de bebê não vai embora

Sempre quando eu comento a minha idade as pessoas ficam muito surpresas e chega a ser engraçado. Sou toda pequena e quando eu falo quantos anos eu tenho todo mundo olha pra mim e pergunta indignado se isso é verdade. Ano passado me deram 13 aninhos, tudo bom? 😂


E é isso, minha gente. Espero que tenham curtido e se alguém se identificou, comenta aqui em baixo e eu quero muito saber o que vocês aprenderam por esses anos, compartilhem por aqui. Sei que o post ficou gigante, mas vida que segue.


O que acharam? Temos algum aprendizado em comum? Me contem, quero saber.
Beijos! 

42 comentários:

  1. Muitas dessas coisas eu demorei a aprender :c

    Com amor,
    <3 bruna-morgan.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo 19 anos <3 amei sua lista, concordo em tudo que disse
    http://dose-of-poetry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Realmente para ser amigo não precisamos estar juntos toda hora!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Não precisa mesmo. Que bom que gostou, Cris! =)

      Beijão!

      Excluir
  4. É exatamente isso rs. Esse é um poste maravilhoso!
    E parabéns atrasado viu, que Deus possa te abençoar muito!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gabi! Que Deus te abençoe também. Fico feliz que tenha gostado! <3

      Beijos!

      Excluir
  5. Muito obrigado, minha querida! Tanto eu como tu <3

    Este post é tão importante e vem em tão boa hora!
    Se cada um fosse como é e não só respeitasse os seus limites quanto os dos outros; se olhasse mais para si; se gostasse mais de si, era tudo tão mais fácil <3 Parabéns por este post incrível :)

    NEW REVIEW POST | When a BB CREAM IS MORE COMPLETE than a FACE CREAM.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridão! Coisa boa ler esse tipo de comentário. Muito obrigada, Miguel! <3

      Beijão!

      Excluir
  6. Primeiro, feliz aniversário linda! Tudo de bom na sua vida sempre <3
    Segundo que eu adoro esse tipo de post hehe! :)
    "As dores não doem igual pra todas as pessoas." concordo plenamente com isso!!
    Sobre se amar é algo bem complicado, quando eu tinha meus 19 anos me comparada DEMAIS com as outras meninas e isso em matava aos pouquinhos, hoje com 26 acho que melhorei bastante nesse quesito.
    Isso de que os melhores amigos são precisam estar grudados coma gente é pura verdade!
    "Mas relaxa, você é muito mais que uma prova. " e "cada um tem seu tempo e você não precisa sair da escola e ir direto pra faculdade" supeeer concordo!
    Isso de amor de infância é verdade também haha, eu lembro que eu tinha meus 14/15 anos e começei a gostar de Green Day, Simple Plan, My Chemical Romance, me vestir de preto e tals... e minha mãe falava "quando essa fase vai passar?" HAHAHAH até hoje ela se pergunta, amo essas bandas e acompanho até hoje e para o infinito haha!
    "Quanto menos pessoas souberem, mais feliz você será" PURA VERDADE e também acredito nisso.
    Sobre parecer mais nova eu também vivo isso, mas adorooo! Tenho 26, mas sempre me dão uns 5 anos a menos hehe!
    Enfim, amei o post! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Val! Te desejo tudo em dobro. <3
      Fico muito feliz que tenha gostado, de verdade. Eu também me comparava e não me achava boa o suficiente, sabe? Mas agora tô bem melhor em relação a isso e que bom que a gente conseguiu melhorar isso, né? HAHAHAHA bem isso. Tem gente que acha que esse amor é passageiro, mas não é nada! Só a gente entende esse amor. É? Sinto que quando eu for mais velha vou gostar de parecer ser mais nova, hahaha. Amei o comentário e de saber que a gente concorda com várias coisas!!! Obrigada, sua linda. <3

      Beijão!

      Excluir
  7. Eu também levei algum tempo para aprender a maioria dessas coisas, mas realmente elas são muito importantes e todos deveriam aprender.
    Parabéns pelos seus 19 anos, muita saúde, felicidade e que todos os seus sonhos se realizem.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/11/resenha-do-livro-nao-se-apega-nao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, Gabi! Muito obrigada, sua linda. Te desejo tudo em dobro, viu? <3

      Beijos!

      Excluir
  8. Gostei do item 10. Há coisas na nossa vida, que para dar certo, é bom fazermos calado(a).

    http://www.blogdalya.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este post!
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Tudo muito verdade mesmo! Eu concordo com tudinho <3
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir
  11. Concordo com isso de só a gente sabe o tamanho da nossa dor, também aprendi isso com 19 anos, haha! Nossa, o item 5 é muito eu descobrindo isso com 19 anos. Porque no ensino médio fui uma bosta, quando fui pra faculdade, com 19 anos, só tirei notão, fiquei até assustada comigo mesma, hahaha! Sim, tudo no seu tempo. Não adianta nada escolher qualquer curso só pra poder falar "to fazendo faculdade" não vale nada a pena. Ainda to tentando aprender o item 10, porque tenho mania de contar nem que seja pra 1 pessoa, e aí é que me decepciono. Também prefiro gastar com experiências, tipo esse ano comprei 3 ingressos pro Rock in Rio e fui nos 3 dias, mesmo que em 2 tenham sido sozinha, hahaha! Ovelha verde, hahaha! Adorei! Ri com o item 19, espero que minha carinha de bebê não vá embora nunca (díficil... hahaha!).
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito isso, Thami! Tem muita gente que sai do Ensino Médio e entra na faculdade só pra dizer que tá frequentando uma. É meio complicado ficar com a boca fechada mesmo, ainda mais quando é algo que a gente sonha tanto, mas vale a pena! E deve ter sido uma experiência incrível, né? Eu vi os teus vlogs e deu pra perceber. Esperamos! <3

      Beijos!

      Excluir
  12. Ah adorei o post! Tem muitos desses itens ai que ainda tenho que aprender e colocar em prática.. outros já fazem parte do dia a dia mesmo!!
    Parabéns viu, que este novo ano seja cheio de luz e realizações!
    beijos!
    https://velharanzinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso, Milena! Muito obrigada, de verdade. <3

      Beijos!

      Excluir
  13. Oooh, o último item é minha sina hehe. Meu rosto sempre lembra o de uma criança com 14 anos, mas acho que eu também não colaboro, pois costumo usar umas roupas bem diferentes :)
    Parabéns por todos esse aprendizados em 19 anos de vida :) alguns deles já estão em mim e espero que nunca saim, mas outros eu ainda preciso aprender (amor próprio, por exemplo...).
    xoxo :*

    memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, hahaha. Muito obrigada, Lu! Eu também tenho que aprender mais um bocado de coisa e também espero que esses aprendizados nunca saiam de mim, hahaha.

      Beijos!

      Excluir
  14. Primeiro, feliz niver bem atrasado. Adorei seu post. Eu concordo com muitos dos seus aprendizados. Pro ano que vem, quero fazer algo assim. Vou fazer 25 e estou ansiosa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lary! Fico feliz que tenha gostado e faz sim, vou esperar pra ler, viu? =)

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Adoro esses posts! Além de me inspirar, ainda me fazem refletir no que aprendi com o passar do tempo tb! <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=b7Wm9ShHyI4&t=2s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa ler isso! Eu também adoro ler posts desse tipo. =)

      Beijos!

      Excluir
  16. Parabéns pelos 19 anos e que venham muitos anos felizes e muito aprendizado. De fato a gente nunca deixa de aprender :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pri! Bem isso, todo dia a gente aprende algo. =)

      Beijos!

      Excluir
  17. OOOOOOOOI

    ai que tag legal! O bom do tempo passar é realmente todo esse aprendizado que a gente acumula. Aliás, parabéns atrasado <3
    dia desses me perguntaram se eu era maior de idade. Tô nos 25 e fiquei toda felizona com a pergunta HAHAHAHAHAH

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOOI, HELLZ! <3
      Muito obrigada, amore! É? HAHAHAAH que maravilha guria.

      Beijão!

      Excluir
  18. Aprendeu muitas coisas e com o passar do tempo tende a aprender mais :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amo quando listam coisas <3
    Eu tenho só 15 anos, sei de algumas coisas, mas preciso aprender um pouco mais! Realmente só a gente sabe o tamanho da nossa dor, ninguem está no corpo de ninguem para entender! Sobre o amor próprio, graças a deus eu sempre tive \o mas conheço muitas pessoas que não se gostam, eu acho que assim, você vai passar uma vida inteira com você mesmo, acho que temos que gostar de nos mesmos! Quem não conhece o tempo dos outros são os professores que ficam enchendo o nosso saco querendo saer o que a gente vai fazer no futuro e se você fala qu enão sabe, eles olham com uma cara de tipo "Nossa, você precisa saber" por iss eu nunca falei ao certo o que eu quero fazer, só falo qualquer profissão, eu falando a certa ou a errada, não vai mudar nada na minha vida não é mesmo! Com certeza, desde pequena (tinha sei lá, 4 anos) eu amo ver Matilda, e continuo amando! Com certeza os livros, séries, filmes mudam a gente! Eu vi Friends e não me vejo mais sem ver aquela série! a 10 é a verdadeira frase! Tudo que eu faço, eu esppero se realizar para depois contar! Porque se não, sei lá, as pessoas tem muita inveja sabe! A 16, quando eu to com medo eu paro tudo, eu não consigo fazer, porque alem de eu ter medo, eu acabo ficando nervosa, asiosa, tudo ao memso tempo :o
    é muito ruim!! Mas agora que vocÊ ta falando que precisamos enfrentar os nossos medos, eu vou tentar! AAh a ultima é a mais certa kkkkkk eu tenho 15 e as pessoas me viam como 12, daí eu invetei de cortar o cabelo pra ver se eu ficaria com a carinha de 15 mesmo, quase deu certo, as pessoas me dão 14 agora KKKKKKKKKKKKKK
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Thais! <3
      Só tem quinze aninhos, mas deu pra ver que tu tens muita maturidade. Bem isso! Vamos passar a vida inteira com nós mesmos e é melhor a gente se amar, né? Isso é bem chato mesmo. É muita pressão e ninguém é obrigado a saber o que fazer com quinze anos! E bota inveja nisso, hahaha. Tenta mesmo! É? HAHAHAHA berro.

      Beijão!

      Excluir
  20. Mands, real, tu é maravilhosa! Amei demais esse post (aliás, posso fazer? haha) e me identifiquei com basicamente tudo que tu disse, são coisas que a gente acaba se dando conta enquanto cresce e vê que elas fazem muito sentido, né? Uma coisa que eu tô tentando trabalhar é nessa de ir com medo mesmo, muitas vezes eu me privo de muita coisa por medo e, sempre que eu enfrento, eu vejo que é bom demais fazer isso! Tô tentando trazer essa frase real pra minha vida. Enfim, amei muito o post e ah, tu perguntou se pode fazer o post das opiniões e é claro que sim <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu que é maravilhosa demais, né. É claro que pode fazer! <3 SIM!!! E apesar de tudo, não dá pra gente viver com medo de tudo, né? Quando a gente faz aquilo que a gente tem muito medo dá até um orgulho. Fico muito feliz que tenha gostado e vou fazer sim! Hahahaha.

      Beijão!

      Excluir
  21. Tenho mais dez anos do que tu, senti-me velha agora T.T
    Quando decidi parar de comer animais também foi um inferno: os meus pais não aceitavam e os amiguinhos deles adoravam atiçá-los ainda mais contra mim. Graças à deusa que essa palhaçada acabou.
    Mais uma feminista, que bom❤ Não sei se sentes o mesmo, mas sempre que oiço meninas ou mulheres a falarem mal de outras meninas ou mulheres fico logo muito triste, ainda para mais se for por causa de macho. Há pouco tempo, no autocarro, estavam duas meninas atrás de mim a falar alto e a comentarem entre si como fulana, sicrana e beltrana são feias, parvas, nojentas, etc. Nunca vejo os rapazes a falarem assim de outros rapazes, muito menos se o assunto é sobre beleza. Precisamos urgentemente de semear amor e sororidade entre nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha capaz! Né? Sempre com piadinhas ou perguntas desnecessárias, mas eu não tô nem aí, hahahaha. Sim! Oi, mana ❤ Eu fico extremamente chateada e triste sim, a gente tem que se unir e parece que tem gente que só quer separar as mulheres. Sororidade, é isso!

      Beijão!

      Excluir

2018 - Todos os direitos reservados Feito com ♥ por Lariz Santana