Profissões | Psicologia

10 de maio de 2017
Foto: Pinterest.
Oi gente! Como vocês estão? Espero que todos bem. Eu vou bem, obrigada. Fiquei muito feliz com os comentários do post anterior, é muito bom saber que vocês gostam de ver esse tipo de conteúdo por aqui.

Quem me conhece sabe que eu sempre tive muita dúvida em relação ao meu futuro profissional, entre idas e vindas, resolvi abrir uma categoria aqui no blog em que eu entrevisto algumas pessoas sobre determinado curso. Já tem sobre Cinema e Jornalismo, felizmente voltei com essa categoria e dessa vez, o curso é um que chama a atenção de muita gente: Psicologia.

Entrevistei a fofa da Mari, do blog Marina Alessandra. Ela já está no quinto período de Psicologia, ama falar sobre esse curso e isso é muito bacana, já fica aqui o meu muito obrigada, viu? Então, vamos ao que interessa.

1. Por que você decidiu cursar Psicologia? Você sempre teve certeza dessa escolha?

Então, eu sempre quis esse curso. Sempre MESMO! Desde quando começaram a falar/pensar em vestibular, eu já sabia o que eu queria. Mas não sei porque, DO NADA, eu fiz Nutrição (pra quem não sabe, fiz um ano e meio desse curso). Até hoje me pergunto o que deu em mim ter feito, mas enfim. Então sim, sempre tive certeza da minha escolha, apesar do deslize que dei. (risos)

2. Como você se preparou para o vestibular?

Na verdade, eu sempre quis fazer meu curso numa faculdade particular. Nada contra as públicas, mas isso sempre foi uma opção minha. Então, sem menosprezar as particulares, por um lado foi mais fácil. A pressão não foi tão grande pra passar no vestibular de lá, na verdade, é beeem mais fácil que uma pública. Então no meu caso, não tive todo aquele preparo. Estudei, mas não tanto a ponto de passar numa pública (deu pra entender?) HAHAHA

3. Qual foi a sua impressão no primeiro dia de aula? E como foi? 

Imagina chegar numa sala com mais de 60 alunos, sem lugar pra sentar e você não conhecer NINGUÉM????? Foi exatamente assim que foi. Eu fiquei beem ansiosa, porque afinal, era o curso que sempre queria fazer, e em pânico, porque sempre fui MEGA tímida e aí já imaginei apresentar trabalho pra toda aquela gente. HAHAHA Mas no final deu tudo certo. A professora fez uma atividade em sala, em dupla, e logo de cara me dei super bem com a menina que ficou comigo. A gente conversou bastante e, se me lembro bem, no segundo dia de aula já estava beeem mais soltinha.

4. Em sua opinião, quais as principais características que uma pessoa deve ter para cursar Psicologia?

Empatia. Acho que é exatamente isso que uma pessoa deve ter pra cursar Psicologia. Saber se colocar no lugar do outro é essencial pra se tornar um bom profissional (e olha que eu só to falando da minha área). Mas pra mim, é exatamente isso. A pessoa ter empatia, saber lidar com educação e saber se posicionar em relação aos sentimentos e emoções do outro, é algo extremamente único e essencial pra essa profissão. Ah, tem que gostar de ler, esse ponto também é essencial demaaaais! HAHAHA Da-lhe texto, viu?!


5. Como é o curso, em geral? (matérias, trabalhos, etc.).

O curso é bem puxado e estaria mentindo se dissesse que não teria cálculo. HAHAHAHA Eu pensei que não houvesse, mas acabei quebrando a cara agora no 5ª período. Estou tendo Estatística e morrendo de medo da prova (já é agora em Abril :x). Minha faculdade sempre oferece mini cursos e palestras pra todas as áreas, inclusive a minha, então sempre tô por dentro. Em sala de aula, os professores não costumam passar tanta tarefa pra casa, sabe?! Mas eles sugam muito na hora da prova (afinal, isso que é faculdade, aprendam. HAHAHAH). Já perdi as contas de quantos seminários apresentei, e no 4ª período tive um que me sugou até a alma. Mas, vivendo e aprendendo.

6. Como é a sua rotina de estudos?

Minha rotina de estudos varia muito. Eu não estudo todos os dias. Estudo mesmo quando tô com vontade e aí pode ter certeza que vou o dia todo estudando. HAHAHHAAHAH Geralmente estudo uns 4 dias na semana, revisando conteúdo, lendo os textos das próximas aulas e fazendo resumos pra discutir com o professor em sala. 

7. Quais são, pra você, os pontos positivos e negativos dessa profissão? 

Os pontos positivos é que eu vou tratar diretamente com pessoas (AMO!), apesar de que algumas não são tão fácies de lidar, né?! Mas é algo que eu gosto MUITO e por isso sinto que vou me dar super bem. Sou bastante paciente e gosto de ouvir os outros, sabe? Então isso são pontos muito positivos pra mim. O negativo, é por esse mesmo lado. Como falei, cuidar de pessoas não é nada fácil. Imagina ter que escutar na sua frente que fulano quer matar ciclano? É meio desesperador, né? E quando alguns deles são agressivos? Tudo isso é questão de comportamento e saber entender como funciona a mente humana. 

8. Você já sabe pra qual área pretende seguir?

Não. Entrei no curso desesperada pra ter aula de Psicologia Hospitalar e acabei me apaixonando por Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Portanto, ainda tô beem confusa de qual delas vou seguir. </3

9. O que você gostaria de ter ouvido antes de entrar na faculdade?

"Relaxa que não vai ter cálculo" (e realmente não ter!). HAHAHAHAHAHAHAHA Mas né, vida que segue. Vamos lá, estudar Estatística, Psicometria...

10. Tem algum conselho pra quem pensa em fazer Psicologia?

FAÇA! Psicologia é uma área linda e se pudesse falaria dela até vocês enjoarem. Mas ó, seja paciente em ouvir e JAMAIS misture ciência com religião. Psicologia NÃO É religião. É saber entender o que o outro sente, sem colocar nele suas crenças. Algumas pessoas acham que por fazer Psicologia, vão poder interferir na escolha do outro. Então, por favor, se você tá pensando assim, repense. Repense MUITO e depois tome sua decisão. Obrigada, de nada. HAHAHAHAH Faça Psicologia (ou qualquer outro curso) por amor, por vontade. O curso é lindo e a mente humana também. 
Amei entrevistar a Mari! Deu pra ver que ela é apaixonada pelo curso, né? Apesar dos cálculos e tudo mais, hahaha. Muito obrigada, Mari. Que você seja cada vez mais realizada nesse curso. 

Eu espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais dessa profissão tão incrível e espero ter ajudado vocês de alguma forma.

O que acharam da entrevista? Quem aqui já pensou em cursar Psicologia? Quero saber, hein.

Beijos! 

33 comentários:

  1. Oie!
    Adoreii a entrevista, a menina é super animada com o curso e esse tipo de conversa é ótimo pra quem quer seguir essa carreira. Não sou muito chegada em trabalhar com pessoas, então minha área é bem diferente, mas acho que o fato da faculdade ser puxada é pra todo mundo, né? Adorei conhecer um pouco mais :) Minha cunhada é formada em Psicologia, mas é bem quietinha então não sei muito dele haha

    Beijinhos :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! =)
      Isso faz toda a diferença mesmo. Verdade, né? Sempre é bem puxado. Fico feliz que tenha gostado! <3

      Beijos!

      Excluir
  2. Amei o post, foi de grande ajuda e tirou bastante curiosidades minhas, psicologia é a carreira que eu quero seguir.

    Beijos!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Que coisa mais bacana. Fico feliz com isso <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Era uma das áreas que gostava de ter seguido! Admiro muito quem está em psicologia :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse tipo de post, é ótimo pra clarear a mente, né? Minha amiga fez psicologia por um tempo mas acabou largando, o que me leva a concluir que se você não for apaixonada pela área que nem a Mari, não rola cursar HAHAH. Me identifiquei com ela nesse lance de não ter esse sonho de fazer faculdade pública e na rotina de estudos HAHAH.
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é muito bacana! Exatamente, Du. Isso faz toda a diferença. Ah, que legal, hahhah =)

      Beijos!

      Excluir
  5. Deve ser uma profissão que nos faz sentir super realizados!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube


    ResponderExcluir
  6. Mari <3 Acredita que pensei em fazer psicologia? Antes de escolher meu curso, pensei em diversos cursos que se forem colocados lado a lado não tem nem relação, hahaha! Mas psicologia é vida né? Concordo sobre isso de ter empatia, é o essencial mesmo. Nossa, também quebrei a cara pensando que Publicidade e Propaganda não teria cálculo, hahaha! Já tive aula de fundamentos da economia e agora estou tendo lógica aplicada </3 uma morte atrás da outra, hahaha! Concordo também com os pontos positivos e negativos, é uma profissão que requer muito cuidado e paciência. Enfim, adorei a entrevista/post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tô toda indecisa aqui, Thami! Hahah.
      É vida sim! Cálculo está em todos os lugares, né? Socorro, não quero. Boa sorte pra ti, hahaah. Que bom que gostou, fico muito feliz! <3

      Beijão!

      Excluir
  7. Ameeeei essa entrevista e adorei a entrevistada, ela é muito fofa e entusiasmada com a carreira que escolheu. Eu também admiro muito essa profissão e quase fiz esse curso. tenho muita empatia e adoro trabalhar com pessoas. É uma profissão linda mesmo.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/05/hailee-steinfeld.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mari é uma fofa mesmo! Psicologia é uma profissão linda, tens razão.
      Que bom que gostou, Gaby! <3

      Beijão!

      Excluir
  8. Psicologia deve ser um ótimo curso!
    Realmente matemática está em tudo, até no meu curso de Moda existe cálculo kkk
    Achei bem legal a entrevista!
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve mesmo! Hahahah que coisa, hein.
      Fico feliz com isso <3

      Beijos!

      Excluir
  9. Aiii q legal que ficou a entrevista com a Mari!
    Deu pra elucidar muito bem o assunto! Adorei cada detalhe que ela contou!!!

    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso, Au! A Mari é uma fofa mesmo <3

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Amanda!
    Amei o post, ótima entrevista.
    Psicologia, sempre achei algo belo, o carinho, ação neste serviço eu acho maravilhoso. Está questão da religião com a psicologia é mesmo algo que precisa muito ser mudada diante do pensamento de muitos, "O curso é lindo e a mente humana também", bela frase.

    Abraços
    https://rabiscoscolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Everton!
      Essa frase é linda mesmo, socorro. Que bom que gostou guri, fico muito feliz! <3

      Beijão!

      Excluir
  11. Que post incrível! Achei super legal da sua parte compartilhar a visão dessas diversas profissões sob o ponto de vista de quem está estudando! Eu, que irei prestar vestibular nesse ano, amo ler sobre a faculdade que quero seguir!
    Por um tempo, cogitei seguir psicologia, mas foi pelo Jornalismo que me apaixonei (e pretendo seguir!).

    https://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa ler esse tipo de comentário, Malu.
      Espero ter te ajudado, de alguma forma. E muito sucesso pra ti, futura jornalista <3

      Beijos!

      Excluir
  12. Tenho uma grande birra com psicólogos :(

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ai que legaaal! Que bom que desde pequena você já sabia o que queria, porque eu estou aqui quase completando 16 e não sei o que fazer :( tipo eu estou em duvida em vários cursos, sério! Eu já fiz teste vocacional mas sempre dá coisas diferentes, dai eu fico confusa :(
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa, Thais. Tu é bem novinha e não precisa decidir tão rápido assim, viu? Curte muito o teu ensino médio.

      Beijão!

      Excluir
  14. AAH, que legal essa ideia de fazer as perguntas, acho que esse post vai ajudar muita gente que tá buscando pelo tema e em dúvida do que escolher, já que a melhor maneira de decidir é conversando com as pessoas, pesquisando bastante. Parabéns pela iniciativa!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! Amo ler comentário assim, Thay.
      Muito obrigada e eu espero ter ajudado algumas pessoas mesmo <3

      Beijos!

      Excluir
  15. Ai, eu acho psicologia uma área TÃO incrível, sério, acho o máximo e até já cogitei fazer, ou seja, sem dúvidas eu amei muito a entrevista. Adorei ver o entusiasmo da Mari falando sobre o curso, adoro ver pessoas apaixonadas por aquilo que fazem, sabe? Parabéns pela entrevista, Mands!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho uma área tão incrível, Gabs.
      A Mari é uma fofa e deu pra ver que ela tá felizona com o curso. Muito obrigada guria! <3

      Beijão!

      Excluir
  16. Esse quadro aqui no blog é muito útil, Amanda! Mesmo já estando na facul (1º semestre), adoro ler sobre outros cursos =)

    Já pensei seriamente em fazer Psicologia, acho que eu faria como segundo curso. Acho suuper interessante estudar a mente das pessoas, é algo super incrível e que deve ser bem motivador de estudar. E dá pra ver que a Mari gosta muito mesmo e tem paixão, isso que é mais legal!

    Beijos <3

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari! Eu espero ajudar de alguma forma, as pessoas que assim como eu, passam por toda essa indecisão. Eu acho super interessante Psicologia também, deve ser um curso e uma profissão incrível. A Mari é apaixonada, né? A gente percebe isso <3

      Beijos!

      Excluir

2018 - Todos os direitos reservados Feito com ♥ por Lariz Santana