6 coisas que você precisa saber sobre o feminismo

12 de março de 2018
Foto: Pinterest. 
Oi, manas! Como vocês estão? Espero que todo mundo bem. Eu sei que tem muita gente que tem o pé atrás em relação ao feminismo e acaba escutando ou lendo muitas coisas que não condizem com esse movimento, tendo uma visão completamente errada sobre ele. E cá entre nós, muita gente fala o que não sabe sobre muitas coisas, né? feminismo foi um movimento que abriu os meus olhos pra muitas coisas e eu aprendi a questionar sobre várias coisas também (nem que seja só na minha cabecinha).

Antes de tudo, o feminismo é um movimento social que luta por equidade de gênero. E eu sei que eu tenho muita coisa ainda pra aprender e entender sobre esse movimento. Então, hoje vou contar algumas coisinhas que vocês precisam saber sobre esse movimento maravilhoso (sim!!!) que é o feminismo. Vem ver: 

1. O feminismo não é o contrário de machismo 

Muita gente acha que o feminismo é o contrário de machismo e eu só fico com vários pontos de interrogações na minha cabeça. O machismo faz mal, ele machuca, agride e o pior de tudo: mata. O feminismo nunca foi e nunca vai ser as mulheres querendo agredir eles, ser superior ou querendo ganhar o dobro do que eles ganham e sim ter os mesmos direitos, ok? O feminismo nunca matou ninguém, o machismo mata todos os dias.


2. Nós não odiamos os homens

Misandria é uma coisa e feminismo é outra, são coisas completamente diferentes. O feminismo não é e nunca vai ser um movimento de ódio aos homens e sim um movimento de combate a atitudes machistas que vem de homens (e sim, eu sei que não são todos viu). A ideia é pra acabar com a opressão e não com eles em si, então não, nós não odiamos os homens. 

3. Existem vertentes dentro do feminismo

Assim, existem algumas vertentes do feminismo e entre elas nós temos a do feminismo radical, liberal, negro, etc. No começo eu não entendia muito bem o motivo dessas vertentes, já que todas nós lutávamos pela mesma causa, só que não é bem assim. Eu sempre penso o seguinte: se a vida já é difícil pra todas as mulheres, imagina para as mulheres negras? Além de todo o machismo, nós ainda temos o racismo e tudo mais. Nátaly Neri me ensinou e ainda me ensina sobre esse assunto, super indico. 

Foto: Pinterest. 
4. Não queremos igualdade, queremos equidade  

Já comentei aqui a diferença de um para o outro, mas vamos de novo: igualdade é você dar a mesma coisa pra todas as pessoas, independentemente de como elas são tratadas ou do que elas já possuem. Equidade é você observar as diferenças, comparar isso e ser justo. Um exemplo que eu sempre dou: eu tenho dez balas e preciso distribuir pra cinco pessoas, só que dessas cinco, duas já tem. Igualdade é eu dar duas balas pra cada uma (sendo que duas pessoas iam ficar com mais), já equidade é eu observar essas diferenças e dar bala só pra quem precisa, entende? O feminismo é basicamente isso.

5. Nem toda feminista é lésbica  

Precisava colocar esse tópico, já que tem muita gente que diz a seguinte frase: "feminismo é falta de rola" ou "toda feminista é lésbica". Bom, assim como qualquer movimento social, existem pessoas heterossexuais e homossexuais e é claro que no feminismo não ia ser diferente, certo? São mulheres unidas por uma causa e ser ou não ser lésbica não faz a gente mais ou menos feminista, vamos parar de generalizar. 

6. Feminismo é questão de escolha 

Já li e ouvi muitas coisas do tipo: "feminista não pode se depilar, não pode se maquiar e nem ser dona de casa". Como se isso fizesse alguém menos feminista, entende? Só que não. Tá tudo bem se você ama se maquiar, se quer ser dona de casa ou colocar silicone. Isso tem que vir de você e por você, apenas. Feminismo é questão de escolha e se você escolheu estar assim, ótimo e fico feliz pela sua escolha.


E é isso, meus amores. Essas são algumas (de muitas) coisas que eu gostaria que vocês soubessem sobre esse movimento que é tão importante pra mim. Como eu disse ali em cima, eu tenho muita coisa pra aprender ainda, então se você quiser comentar aqui em baixo algo, vou ficar feliz. Lembrando que sempre com muito respeito.

O que acharam? Vocês já sabiam dessas coisas? Me contem nos comentários.
Beijos! 

46 comentários:

  1. Ameeei! Ficou bem didático!
    Amém feminismo, coisa linda! Sempre bom termos posts assim, pq MUITA gente acha que feminismo é contrário de machismo e outras ideias erradas, que são perpetuadas e o feminismo acaba perdendo a força/credibilidade!

    Beijos!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita gente acha tudo isso mesmo, sendo que não é verdade. Fico feliz que tenha gostado, Paola! Muito obrigada. <3

      Beijão!

      Excluir
  2. Olá, confesso que aprendi bastante sobre feminismo agora com este post, parabéns pela sabedoria. Beijos, sucesso.

    Vitoria Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi! Coisa boa ler esse tipo de comentário, que bom saber isso. Fico muito feliz! <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Temos de ser fortes e lutadoras
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mana do céu, que texto lindo, né non? Tem tanta gente mal informada, que só Deus na causa. Você deixou as coisas bem transparentes e espero que quem leia entenda o sentido da coisa toda. Existem sim feministas que são radicais, que agem com desrespeito. Só que as pessoas precisam entender que todo ser humano, independente de sexo e outros fatores, é sucessível a ter uma má educação. Aí as pessoas pegam poucos exemplos assim e explanam nas mídias sociais generalizando tudo. Feministas são pessoas do bem, que lutam justamente pela equidade e pelo respeito que você falou. E sou muito grata pela existência e pelo crescimento desse movimento. Ah, e eu me considero "bela, recatada e do lar", e é justamente isso que o feminismo quer, que a gente seja o que a gente quiser ser, e respeite quem quiser ser diferente. Amo muito tudo isso!

    Abraços!

    Lysonjeada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas pro teu comentário, Lys! É exatamente isso e eu concordo com tudo, sério. Feminismo é questão de escolha e a gente luta por equidade, é isso. Muito bom ler esse tipo de comentário, me deixa muito feliz, de verdade. Obrigada! <3

      Beijão!

      Excluir
  5. Oi, que post maravilhoso! Foi um bom ponto que você abordou principalmente porque eu sempre tive um pé atrás em relação ao movimento, porque por onde olho vejo várias mulheres feministas que fazem discurso de ódio para homens, e estou falando aqui na blogosfera mesmo. Eu acho que o movimento em si não prega nada disso, mas sempre tem alguém que quer radicalizar e isso faz com que as pessoas de fora comecem a enxergar o feminismo de forma errada, assim como eu enxergava.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O movimento não prega nada disso mesmo, Miriã! Fico feliz em saber que agora a tua visão sobre o feminismo seja outra. Muito obrigada! <3

      Beijos!

      Excluir
  6. Ai que post mais lindo, deixa eu te abraçar, por favor, nunca te pedi nada.
    Me deu vontade de imprimir esse post e colar nos postes da cidade por aí pra ver se as pessoas aprendem. Eu quase não discuto mais sobre o feminismo, a não ser que eu veja que a pessoa realmente se interesse, tem vezes que a gente só quebra a cara com os outros. Uma coisa que acho muito legal mencionar é que o feminismo é tão mal entendido que eu já vi e conheci mulher que tem discursos completamente feministas, lindas, empoderadas e maravilhosas mas que se diziam contra o feminismo. Teu post é lindo e esclarecedor. <3

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que quero te abraçar, Carol <3. Hahahaha dei o berro com isso de imprimir o post, boaaa! Sim, sendo que tem gente que não quer nem ouvir, bem capaz que eu vou perder o meu tempo com certas pessoas. SIM!!!! Não entendo isso, sério hahahaha. Muito obrigada pelas palavras, Carol! <3

      Beijão!

      Excluir
  7. A única coisa que posso dizer é que você me ajudou muito. Eu acredito muito no feminismo, mas muitas coisas sobre o movimento ainda me deixa sem saber direito o que pensar. É estranho isso. O feminismo devia ser discutido e ensinado nas escolas. Até a quarta série, eu só tive professoras mulheres e nunca, nenhuma delas, falou nem a palavra feminismo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Lary! Devia mesmo. Que bom saber que eu te ajudei de alguma forma, isso faz toda a diferença pra mim. Obrigada! <3

      Beijão!

      Excluir
  8. Tudo o que escreveste é tão importante! Assino por baixo. Feminismo é uma questão de escolha :)

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  9. Ai que delícia de artigo, tenho muita coisa para aprender também e esse seu texto me ajudou bastante. Feminismo é lutar por todas, é dar a mão para mana e entender que não estamos sozinhas nessa.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que te ajudei, Simone! Isso mesmo, não estamos sozinhas e juntas somos mais fortes. <3

      Beijão!

      Excluir
  10. Esses pontos são muito importantes mesmo! Especialmente o 1º, que acho que muita gente não entende. Amei o post querida <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre quis entender mais sobre essas vertentes dentro do feminismo, acho que o feminismo no geral é pela mesma causa, mas tem suas especificações nesse meio mesmo. Acho que o fator principal de todos esses que você citou é o famoso "não generalize" e fim, hahaha! E dessas coisas eu só não sei das vertentes, mas de resto já tenho ciência e fico feliz em saber para mudar meu pensamento sobre o mundo no geral e lutar junto.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muito o que aprender em relação as vertentes, Thami. Sim, não generalize hahaha mas parece que é tão difícil pra alguns. Isso! <3

      Beijos!

      Excluir
  12. Que maravilha! Por mais representatividade! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou feminista por que de acordo com o que já li sobre o assunto, não concordo com algumas coisas que o movimento prega, e em contrapartida concordo com outras.
    Sua explicação sobre a palavra equidade é magnifica, e isso é uma das coisas das quais eu concordo, seria ótimo se fossem estudadas as diferenças e divididos os meios de vida de forma a que todos pudessem ter uma sobrevivência satisfatória.
    O esclarecimento 2 e 5 estão totalmente interligados, por que vejo muita gente ignorante dizendo que toda feminista é lésbica por que odeiam os homens, e mesmo não sendo feminista, eu reviro os olhos quando ouço esse tipo de coisa.
    Amei o seu post, ficou muito didático e com certeza tirou dúvidas.
    Acho que seria legal se vc fizesse um post adjacente falando um pouco mais sobre as vertentes do feminismo, esse é um assunto que me cria curiosidade.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Leslie! É bem isso, esses comentários de que toda feminista é lésbica e odeiam os homens por conta disso, sendo que não é verdade. Reviro os olhos também! Hahaha. Vou anotar aqui, como eu disse em um comentário, tenho muito o que aprender em relação as vertentes, mas pode deixar. Muito obrigada, fico feliz com isso! <3

      Beijos!

      Excluir
  14. Muito bacana você fazer esse post e mostrar a realidade, cansada das pessoas confundirem tudo e achar que somos loucas ou extremistas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tô cansada, Ju! É uma droga, né? Obrigada pelas palavras. <3

      Beijinhos!

      Excluir
  15. Ok, é possível casar com um post? Porque eu acho que quero casar com esse aí LKSJDASLJD. Mands, eu amo muito o jeito que tu aborda o feminismo aqui, é de uma forma MUITO didática e sincera, que eu imagino que até quem não curte o movimento acaba se identificando e indo procurar mais sobre. Amei demais esse exemplo das balas, realmente faz muito sentido e me ajudou a entender melhor a equidade até porque eu nunca soube como explicar sobre isso pros outros, agora já sei haha. Enfim, continua com posts assim, eu te imploro! <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha berro com o comentário. Ai Gabs, coisa boa ler isso. Fico até emocionada, de verdade. O que eu mais quero é que a galera entenda que o feminismo não é um movimento ruim e parem de falar o que não sabem a respeito, hahaha. Pode deixar que vou continuar sim! Muito obrigada. <3

      Beijão!

      Excluir
  16. Oi, Amanda!

    Ótimo post! Repleto de explanações e que deveria ficar claro pra muitas pessoas que tornam o movimento em algo totalmente diferente do propósito.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o post! Acho ele muito útil pra tentarmos acabar com esses preconceitos com o feminismo!
    Essencial o item que explica sobre as diferentes vertentes do feminismo. Cada uma com suas particularidades.
    De fato, o tema é muito extenso para ser resumido tão simploriamente como as pessoas costumam fazer!

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita gente fala o que não sabe sobre o movimento e isso me deixa bem triste. Muito obrigada pelas palavras, Fê! <3

      Beijão!

      Excluir
  18. Muitas palmas para você, mais didático que este post, desconheço. Se uma pessoa não quiser entender isso, sinceramente é falta de empatia.
    Uma pena que as pessoas que mais deveriam entender isso, são as que não usam a internet. Uma pena e tristeza enormes.
    As únicas situações que chegam a essa pessoas são um lado feio que quem não entende e não apoia o feminismo, propaga aos quatro ventos.
    Quando o assunto é o feminismo eu só penso em Martin Luther King e digo: eu tenho um sonho...
    Bom, mas enquanto tivermos voz, poderemos lutar!
    Vamos juntas!!

    xero
    Amei esse post ♥

    https://leayasnaya.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Amei o que tu disse logo no começo, fico bem feliz com isso. Pior, a maioria não usa internet, triste. Vamos juntas, sempre! E eu amei o comentário, Léa! Muito obrigada. <3

      Beijinhos!

      Excluir
  19. Falou tudo: equidade é o que queremos! Para ser sincera, andei afastada do movimento por questões de vertentes, mas ainda sim é um movimento que dou todo apoio.
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que queremos mesmo, Marcela! Que bom saber disso. <3

      Beijos!

      Excluir
  20. Eu não sou feminista, sei de toda a importância de nós mulheres nos ajudarmos, nos respeitarmos etc mas é como você disse é uma questão de escolha.
    Na verdade sinto que ainda sou bem ignorante nesse assunto. Por exemplo não que "equidade é você observar as diferenças, comparar isso e ser justo" achei MUITO BACANA!!
    Ótimo post :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, te entendo e super respeito! Que bom que tu achou bacana! Caso tu se interesse em conhecer mais esse movimento, tem muitos canais no Youtube e sites que podem te ajudar. Muito obrigada, Valéria! <3

      Beijos!

      Excluir
  21. Eu amei o post, a muito tempo atrás eu tinha feito um esboço com algumas coisas sobre o feminismo e tudo isso que você listou eu também tinha citado ♥
    O conteúdo ta incrível, super didático!
    Beijos

    www.jubaqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que bacana, Ju. Que bom ler isso, sério. Muito obrigada! <3

      Beijão!

      Excluir
  22. Muito bem escrito!
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

2018 - Todos os direitos reservados Feito com ♥ por Lariz Santana