Um pouco sobre a minha transição capilar

29 de março de 2017

Desde pequena eu comecei a criar complexo comigo mesma, principalmente com o meu cabelo, achava ele volumoso demais e não curtia isso. Lembro dos apelidos que davam pra quem tinha cabelo volumoso e me sentia culpada por isso. Nas mídias, só existiam cabelos lisos e dava a entender que o cacheado/crespo era o errado, não tinha um cabelo que me representasse, sabe?!

Não lembro que idade eu tinha, mas quando eu era criança, vivia indo na cabeleireira pra elas fazerem um relaxamento, pra "abaixar o volume", aquele papo de sempre. Eu lembro que nunca dava certo, parecia que quanto mais ela relaxava, mais volumoso ele ficava e eu não aguentava isso, porque não gostava de volume.

Até que prestes há fazer quinze anos, conversei com a minha mãe e pedi pra fazer uma selagem no meu cabelo (deixa o cabelo liso e abaixa o volume). No começo ficou a coisa mais linda, não vou negar. Era grande e escorrido e eu adorava isso. Vários elogios, várias fotos do cabelo e assim vai. Mas essa selagem dura cerca de dois a três meses e com o tempo o cabelo vai "voltando", sabe? Daí tem que retocar. E eu ia lá e retocava. Só que da mesma forma, depois de lavar o cabelo, eu tinha que ir lá e fazer chapinha, ou seja, era escrava da chapinha.


Já fiquei sem lavar o cabelo por vários dias, porque depois de lavar, tinha que fazer a chapinha. A minha desculpa por usar cabelo liso era: "eu acho crespo bonito, mas dá muito trabalho e em mim não fica bom" OI? TUDO BOM? Logo eu, que todos os domingos ficava presa no quarto, quente pra caramba, fazendo chapinha, só pra agradar os outros. Lembro dessas cenas nitidamente. 

A última fez que fiz essa selagem foi no ano de 2015, pra minha formatura. Preciso confessar que nesse mesmo ano, já tava pensando em assumir os meus cachos, mas não tinha coragem. Eu tinha medo, muito medo do que os outros iam achar do meu cabelo ou algo do tipo. E quando eu fiz essa selagem, não ficou a mesma coisa das outras vezes e eu mesma pensei: "depois da formatura, não vou mais fazer chapinha" dito e feito. Já que eu ia me formar e não ia mais ver as mesmas pessoas ~risos~ eu pensei, por que não?

Comecei a minha transição em Janeiro de 2016. Parei de alisar o meu cabelo, não aguentava mais ser escrava da chapinha. No começo foi muito difícil, eu só usava ele preso, fiquei cerca de quatro meses com ele grande e sem nenhuma química, até que em Maio de 2016, resolvi cortar ele e começar a cuidar de verdade. Eu tinha muito medo de cortar e ficar de cabelo curto, nunca tinha tido cabelo curto. É claro que no início eu não sabia os produtos certos, a gente descobre depois de um tempo e de muitos testes. E como o meu cabelo era bem grande, cortei os 15 cm pra doar e fiquei muito feliz!



E pra quem não sabe, transição capilar é basicamente isso aí! A gente para de usar química no cabelo e deixa ele crescer naturalmente. Hoje em dia, existem muitos canais no Youtube e Blogs com dicas pra quem está voltando aos cachos, então, acaba ficando mais fácil pra gente. 

Outra coisa que eu só fui aceitar no final do ano passado: o meu volume. Mesmo deixando ele crescer naturalmente, eu ainda tinha muita vergonha do meu volume. Só que eu vi tanta, mas tanta gente, principalmente que eu acompanho pela Internet, com um volume lindo pra caramba e pensei "por que EU tenho vergonha de usar ele solto? ele é lindo, bicho" e lá foi eu de cabelo solto pro estágio e pro curso. Me senti tão, mas tão bem, tão livre e feliz. Recebi alguns elogios e é claro que fiquei feliz, mas o que me deixou mais feliz ainda foi o fato de eu ter aceitado como ele realmente é. Vai ter volume sim!

É indescritível o que eu sentia e ainda sinto ao ver os meus cachos crescerem naturalmente. Dá trabalho? É claro que dá. Mas eu sinto muito prazer e fico muito feliz ao cuidar ele. Só quem já passou ou está passando pela transição, sabe o quão gratificante e o quanto que você se sente livre! A gente liga o foda-se para os comentários e começa a se aceitar de verdade. 

Eu sei que depois que assumi os meus cachos, mudou muita coisa em mim e não foi só o meu cabelo. Acho que o que muda na verdade, é no nosso interior. Lidar com duas texturas, não é uma coisa fácil. Lidar com comentários negativos, é pior ainda. Transição é um tempo de mudanças, é como se você estivesse nascendo de novo, sabe? Eu pelo menos me senti assim. Sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores decisões que eu já tomei em toda a minha vida.

Tenho muitas inspirações na minha transição capilar e pretendo compartilhar com vocês algumas pessoas que me inspiraram a fazer (e continuar) com a transição. E se vocês quiserem mais posts sobre esse assunto, é só comentar aqui em baixo que eu vou adorar.

Se vocês, assim como eu, já passaram, pensam em passar ou gostam de ler histórias assim, me contem nos comentários o que acharam! Quero muito saber. 

Beijos! 

54 comentários:

  1. Eu amo ver sobre transição capilar, eu nunca fiz, já que sempre tive meus cachinhos, mas admiro muito quem tem essa coragem, é muito tipo "cara, eu vou ser eu mesma, foda-se as opiniões babacas" eu amo isso.
    Eu já escutei muito essa coisa de cabelo cacheado dá trabalho, mas queridos, porque ninguém fala a mesma coisa sobre cabelo liso??? - só um desabafo, odeio isso kkkkk
    Mas enfim, parabéns pelo cabelão maravilhoso e volumoso - sim, com muito prazer - que você tem! Sério cara, que admiração por sua transição <3
    Beijão, paraliseiobico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa mais linda esses cachinhos, Carla! <3
      Eu também amo ver sobre. E sim, é muito isso mesmo, hahaha. Né? KKKKKK me poupe.
      Muito obrigada, querida! Fico muito feliz com tudo isso, de verdade.

      Beijos!

      Excluir
  2. Lindaaaaaaaaaaaaaaaaa demais ♥
    Sério mesmo, seu cabelo tá lindão assim natural!
    Eu faço selagem, ás vezes acabo sendo refém da chapinha, mas meu cabelo é quase liso natural então não tenho tanto problema. Mas é muito bom ver que você se aceitou do jeitinho que é!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu que é lindaaa! <3
      Te entendo! E o teu cabelo é lindão. Muito obrigada! <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Que post mais lindo de se ver! Me inspirou tanto! Eu fiz progressiva faz pouco tempo e passei muito mal, decidi que foi a última vez. Agora passando a festa da minha formatura vou entrar em transição, quase 80% de certeza! Esse post me deu mais força <333

    Beijo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz quando li o teu comentário, Au! =D
      Entra mesmo e compartilha tudo, viu? E eu fico muito feliz de ter te ajudado, de verdade! <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie!
    Adorei ler sua história com os cachos. Eu quando era pequena tinha cabelo liso e invejava o cabelo cacheado da minha prima, achava o meu sem graça x) Ser escrava da chapinha é péssimo, assim com ele natural é muito melhor né? Ficou lindo! :D

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! =)
      Hahahah que amorzinho. Sim, é muito melhor, sem sombra de dúvidas. Muito obrigada! <3

      Beijão!

      Excluir
  5. Amanda você tá linda nessa nova fase de cabelos cacheados, eu super te apoio, eu mesma já passei pela transição mais voltei a usar químicas, é um ato de muita coragem e se amar de verdade como realmente somos!
    Um beijo amei conhecer tua história cabelística!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, muito obrigada!! Eu fico toda boba com esse tipo de comentário, juro.
      Hahahah fico feliz que tenha gostado, Silvana! <3

      Beijão!

      Excluir
  6. Adorei saber um pouco sobre a sua transição, pois também passei por todo este processo dificil. Infelizmente o meu cabelo não voltou ao o que ele era, ele era um 3B/3C e hoje ele continua ainda indefinido, pois uma hora esta sem forma, na outra crespo, na outra mais solto... Então não sei o que e como ele vai ficar se ainda for mudar... Mas sempre gosto de ler e ver vídeos de outras meninas contando a sua história a respeito do cabelo, acho que esse compartilhamento é muito importante, mostra que é possível...

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Thaís! <3
      Ahh, o bom é que tu vai ter uma hora cabelo crespo e outra hora mais soltinho, né? Hahahah. Eu também gosto de ler e ver vídeos sobre esse assunto, me ajuda bastante =)

      Beijos!

      Excluir
  7. Awww, muito obrigado sua linda. Fico mesmo feliz por saber isso!!

    Gostei imenso do post porque fiquei a aprender mais. Além disso, deu para ver os resultados extraordinários :D

    NEW BRANDING POST | When a BRACELET Has a Lot of Meaning.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido! <3
      Ahh, fico muito feliz com isso, de verdade. Awn, obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  8. Eu confesso que já tentei fazer transição capilar no meu cabelo, mas no final sempre termino relaxando novamente. Desde criança sou "escrava" da chapinha. Hoje nem tanto porque em certos momentos eu cago pra isso. Ano passado coloquei mega pra me ajudar na transição e não relaxar, mas não adiantava. Esse ano estou tentando novamente e espero que eu consiga. Seu cabelo ficou lindo!!!! É muito bom a gente se aceitar do nosso jeitinho. Até mais!
    http://colecionandoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emy, eu sei que não é uma coisa fácil, lidar com duas texturas é complicado, né? Mas depois a gente (e o nosso cabelo) agradece!
      Espero que dê tudo certo e qualquer coisa, é só me chamar =)

      Beijos!

      Excluir
  9. Sabe, teu cabelo é lindo, ele combina com você viu e parabéns por passar está fase, sei que é difícil passar por uma transição :*

    ResponderExcluir
  10. Seu cabelo tá MUITO lindo! O meu cabelo é ondulado, eu deixo ele ao natural também. As vezes ele fica cheio de frizz e com volume, mas eu nem ligo, porque sei que existe bad hair day pra qualquer um né? Hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thami! Bad hair day existe pra todo mundo, hahaha. E muito obrigada guria <3

      Beijos!

      Excluir
  11. Gostei de ler sobre seu relato e seu cabelo está lindo! Não tenho cabelo cacheado, mas acho muito bonito.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico muito feliz com isso, Lilian! Muito obrigada <3

      Beijão!

      Excluir
  12. Eu acho cabelo crespo lindooooo! Desde pequena eu sempre tive vontade de ter cabelo crespo ou enrolado, o seu é lindo de maaaaaais! Amei mais ainda sua história s2
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! Fico muito feliz e toda boba com o teu comentário.
      Muito obrigada, viu? <3

      Beijão!

      Excluir
  13. Ta lindaaa! Adorei o post e saber mais sobre sua transição!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  14. I think I'm undergoing a hair transition as well. Thank you for sharing your thoughts on yours!

    BTW, i follow for follow via GFC, Bloglovin, GOOGLE+ and network blogs. Tell me if you're interested! ^_^
    http://www.yourstrulycee.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm very happy about it and I hope I have helped you in some way.

      Kisses!

      Excluir
  15. Amanda, a única coisa que posso te dizer é que: fico muito feliz que tu tenha passado pela transição pra ter esses cachos maravilhosos <3 Coisa mais linda esse cabelo menina. Eu sempre tive o cabelo bem liso e meu sonho era ter cachos por alguns dias. Mas queria daqueles bem volumosos mesmo, ficar parecendo a Valente, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico muito feliz com o teu comentário, Bê! Sempre bom ler algo assim.
      Eu acho o teu cabelo a coisa mais linda! E gente, a Valente é maravilhosa, sem palavras pro cabelo dela, lindimais.
      Muito obrigada! <3

      Beijos!

      Excluir
  16. Eu amei ler o que você escreveu, me identifiquei super, porque passei por isso tudo. Minha raiz já está ficando enrolada de novo e eu estou aqui me indagando o que fazer? Gosto muito do meu cabelo liso, mas fico "presa" na dependência de alisar a cada 3 meses.
    O pior é eu passar pela transição e não me reconhecer... Já me falaram que eu devo fazer o que me deixa feliz, mas eu estou tão confusa.
    Seus cachos estão lindos <3
    Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ficava meio assim, mas decidi deixar como ele realmente é. Tenta, se não gostar, volta pro liso, já que VOCÊ gosta.
      Muito obrigada e espero ter te ajudado de alguma forma <3

      Beijos!

      Excluir
  17. Parabéns pela sua iniciativa, eu admiro muito quem passa por esse processo. Eu já pensei em fazer, mas me falta coragem. Seu cabelo está lindo!! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que cabelo maravilhoso.
    Ótima escolha, está bem cuidado.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Aiii que linda!!!! :)
    Acho que você sabe que já passei pela transição e te entendo perfeitamente. Realmente cuidar do cabelo cacheado da um pouquinho de trabalho mas no final pelo menos estamos felizes, enquanto quando faziamos chapinha, dava um trabalho enorme e quando acabavamos estavamos infelizes..
    Você tá linda e eu amei ler sobre sua história! Continua fazendo esse tipo de post que tenho certeza que vai ajudar muitas meninas. :)
    LINDAAAAAA!! <333
    http://www.corujasemasas.com.br
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que é, Cris! <3
      Já sei sim e acho o teu cabelo a coisa mais linda desse mundo. Né? Não é fácil cuidar de cabelo cacheado, mas fazer chapinha é mais trabalhoso ainda, HAHAHAH.
      Vou fazer sim e espero ajudar muitas meninas mesmo! Obrigada, lindona <3

      Beijos!

      Excluir
  20. Muito corajosa você, parabéns!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  21. Que história bonita a sua e a do seu cabelo!! Você é linda com todos os tipos de cabelo, mas o cachos ficaram perfeitos em você e combinam muito contigo! Seu cabelo está lindo! Parabéns!!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que fofa! Fico toda boba e felizona.
      Muito obrigada, Marília! De coração <3

      Beijos!

      Excluir
  22. Ahhh, eu acho o máximo a ideia de aceitar seu cabelo como ele é! Mas o importante é estar bem consigo mesma!
    Eu sempre tive cabelos brancos desde criança e quando adolescente estava me sentindo meio velha com aquele tanto de cabelo branco (ficava meio cinza, tipo de vó mesmo) então comecei a pintar de preto, pintei por 10 anos e o meu cabelo não tinha mais força, estava ralo, horrivel! Até que decidi assumir o branquinho, tirei o preto com um produto especifico pra retirar a tinta do cabelo, fiz luzes tres vezes e depois pintei de marronzinho e decidi cortar pixie cut, bem curtinho mesmo e depois de dois anos, meu cabelo está sme nenhuma quimica, branquinho e cresceu bastante, já está nos ombros. Dizendo assim parece simples, mas o processo é dificil, nao gostava de tirar fotos na transiçao e as vezes olhar no espelho era tenso! Mas hoje acho que chegou onde eu queria que chegasse, no fim valeu a pena! E fico feliz de ser como sou!
    hahaha me empolguei! mas me senti a vontade de compartilhar o meu relato com vc rsss
    beijao e parabens!!!

    coloresam.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O importante é estar bem consigo mesma.
      Eu te entendo perfeitamente! Pra algumas pessoas parece algo tão simples, né? Mas pra nós que passamos por isso, é um processo bem difícil. E pode ter certeza que o seu cabelo é lindo.
      E eu amo esses relatos, viu? Amei o seu e parabéns pra ti também <3

      Beijos!

      Excluir
  23. Já passei pela transição capilar, a maiores criticas que recebi e ainda recebo são as pessoas de dentro da minha casa... mas continuo com o meu black firme e forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena isso, Natasha! Mas continua mesmo com esse black todo poderoso, viu? Ele é lindo <3

      Beijos!

      Excluir
  24. Que linda você! AMO ver quem também assume o próprio cabelo. Eu alisava o meu desde os dez anos, até os 15, quando eu decidi parar, sabe porque? Eu AMAVA ter o cabelo liso SIM, mas ele só era daquele jeito porque minha familia impôs aquilo pra mim e eu, criança inocente, aceitei, aos dez anos. Aos quinze, eu não sabia como meu cabelo verdadeiro era! Tipo, OI BRASIL (??????W?).
    Depois da transição a gente muda MUITO, como você disse, e pra melhor. A gente muda externa e internamente, e isso é maravilhoso! <3
    Seu cabelo é lindo! <3
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo ver quem assume o próprio cabelo, Vit!
      Te entendo muito! Quando criança a gente acreditava que o nosso cabelo era "errado" e se sentia culpada por isso, né? Coisa boa que a gente não pensa mais assim.
      E nós mudamos bastante mesmo, e pra melhor. Muito obrigada pelo comentário e o teu cabelo é lindo demais! <3

      Beijos!

      Excluir
  25. Ai, que post mais lindo Mands! Eu era escrava da chapinha também e morria de vontade de colocar tranças, mas ao mesmo tempo tinha muito medo de mudar porque não sabia direito o que as pessoas iam achar, logo que acabou o ensino médio eu pensei exatamente a mesma coisa que tu "bom, eles não vão me ver mais, agora eu preciso começar minha nova fase bem comigo mesma" e pá, fiz as tranças. Acho que nunca me senti tão bem comigo mesma quanto tô agora, parece que achei minha identidade, sabe? É tão bom se sentir assim! Teu cabelo tá maravilhoso, e volumão é o que deixa ele mais bonito ainda <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda! <3
      Primeiramente, EU AMO AS TUAS TRANÇAS. E nossa, eu mudei tanto depois do Ensino Médio, por dentro e por fora, fico tão feliz por isso.
      Somos duas, Gabs! Eu tô bem comigo mesma, tu também tá e é isso que importa.
      Muito, muito, muito obrigada mesmo! <3

      Beijão!

      Excluir
  26. Amanda, tens um cabelo lindíssimo :o No fim de ler o teu texto fiquei tão contente por ti, mesmo não te conhecendo ❥
    Admito que aliso o meu cabelo frequentemente, mas é por não gostar mesmo do aspecto dele ao natural. Já tentei de tudo, desde produtos, frequência de lavagens, secar, não secar, blá blá, mas ele não tem mesmo remédio. É pena, porque não gosto de ficar dependente do alisador. Acho que ninguém gosta.

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi agora o comentário, Mel! Muito obrigada e fico muito feliz por tu ter ficado feliz por mim <3. E tá tudo bem em alisar, se você se sente bem, é isso que vale. =)

      Beijão!

      Excluir
  27. Oi linda
    Eu tenho o cabelo tipo 2c, não completamente enrolado, mas enrolado, sabe? E muito volumoso. E eu não sei lidar com o volume dele ainda. Eu nunca gostei de fazer chapinha, mas durante quase toda a minha vida eu usava ele preso em um rabo de cavalo. Quando estava no final do segundo colegial, resolvi cortar curtinho um chanel de bico e alisar. Ai fiz progressiva. Ficou incrível. Aquele corte lindo e os fios lisinhos. Mas eu tinha preguiça de manter com chapinha e secador, então logo ele voltou a enrolar. Ai fiquei bem com ele como era. Em outubro de 2016 alisei novamente. Taca-lhe progressiva. E parei de novo (indecisa só um pouco). O bom é que ele não alisou super, então não fiquei com duas texturas super diferentonas e complicadas de lidar. Mas eu senti que faltava algo. Ai em novembro no ano passado eu cortei ele novamente, na altura dos ombros. Agora só as pontinhas estão mais lisas, aprendi a cuidar dele, descobri produtos que funcionam comigo, aprendi a finalizar e técnicas pra diminuir o volume também. E vivemos uma linda historia de amor.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary! Sei sim. Amei saber um pouquinho da tua história, foi um processo longo, mas que no final, valeu a pena, né? Depois que a gente aprende a finalizar muda tudo, HAHAHA. Amo quando compartilham essas histórias comigo! <3

      Beijão!

      Excluir

2018 - Todos os direitos reservados Feito com ♥ por Lariz Santana